quinta-feira, 26 de junho de 2008

Viver da Música


Bom dia musicos!


Gostaria de iniciar o blog com um tema que acredito que passa pela cabeça de se não de todos, da maioria dos músicos. Viver da música, fazendo sucesso ou não. É claro que la no fundotodos os compositores gostariam de ver suas musicas estorando nas radios e ter agendas cheiaspara shows. Mas se tratando de música, nem sempre é o sucesso que está em primeiro lugar.As vezes o importante está em fazer o que se gosta mesmo que sem recompensa alguma.Porém imaginem ganhar para tocar, não disse compor, e sim tocar, pois a maioria das bandas,conjuntos e pessoas que fazem sucesso tem um conjunto de musicos por detras que fazema musica acontecer, por exemplo, se pegarmos um cantor em carreira solo, como por exemplo Claudinha Leite, é obvio que existe um conjunto de músicos que geralmente não aparecem que fazem a música acontecer. Nas gravações em estudio, nem todos os arranjos são feitos pelasbandas e pelos compositores. Portanto para se viver da música não é necessário ser compositor,pode-se optar por ser musico profissional e acompanhar um cantor, ou aperfeiçoando canções ja compostas, como no caso dos arranjos. E ainda há a opção do cover, que não é nenhum poucodescartavel, pois é possivel viver tocando musicas dos outros. É calro que o retorno não é o mesmode quando se compõe, porém é um retorno certo, diferente de quando se tenta vender sua própriamúsica, a qual nem sempre é reconhecida e muitas vezes nem é ouvida, pois infelizmente há muito preconceito, mas ai ja é um tema para outro post.
E vocês, o que acham e o que pretendem? Para vocês há mais alguma forma de se viver da música?

Obrigado!

Ciro

4 comentários:

Anônimo disse...

E aí Ciro,

Interessantes suas colocações, pena que seja tão difícil dar visibilidade aos nossos blogs. Só fui ver seu blog agora. Vou colocar um link para seu blog em meu blog. Sobre o tema, tenho um amigo que toca com diversos artistas de vários estilos, sertanejo, pop, samba. Ele também dá aulas e trabalha como músico de estúdio, seja como arranjador ou em gravações. Além disso ele toca em uma orquestra aqui em Goiânia. Enfim, ele vive de música e ganha um dinheiro que não é muito, mas dá pra sustentar a vida de solteiro que leva. Já vi casos de outros amigos meus que sustentam até vida de casado com a música. Minha experiência pessoal é a de professor de música e músico de banda cover. Como professor já ganhei mais dinheiro, mas tinha um outro emprego de meio período e a música ajudava a complementar a minha renda e sustentei eu e minha patroa com essa grana. Como músico de banda cover já ganhei uma graninha, mas o cara tem que tocar todo final de semana e várias vezes pra sobreviver assim. No Brasil é muito difícil viver de música, mas só tem sucesso quem não desiste. E no resto do mundo também não deve ser muito mais fácil do que aqui não pois as pessoas acham que música não é profissão. É minha humilde opinião.

Markel da Trindade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Markel da Trindade disse...

Olha, queria deixar também minha opinião, já que sou exclusivamente músico profissional. O que posso colocar, é que dependendo da disposição, competência e multiplicidade de habilidades, dá prá se viver bem sim, mesmo que não se seja um "pop star". Por exemplo: Componho, canto, toco violão e guitarra, faço voz/violão em shoppings, bares e afins, sou guitarrista de bandas pop rock cover, tenho minha carreira solo autoral, vendo razoavelmente bem o meu CD e ainda faço esporádicas gravações em estúdios. Posso considerar minha vida bem movimentada, com uma renda equivalente ou até maior do que a de muita gente formada e que trabalha muito mais horas por dia que eu. Isso por que ainda não parti pro ramo de aulas, pois preciso de tempo para meus estudos para a faculdade (de música, por sinal). Mas sinto que existe sim um preconceito estigmatizado por essa profissão, até por que em alguns casos, ela não é tão rentável assim. Fico indignado quando alguém, por exemplo, acha que não vou bem na carreira só por que não sou visível nos grandes meios de comunicação, não fui ao Faustão ou não tenho clip na MTV... quando na verdade, com os restritos recursos promocionais eu encontro um retorno satisfatório: muita gente comparece e canta minhas canções nos shows, baixa o disco pela net, compra, comenta, demonstra interesse e admiração... enfim, a música é tão Divina que não precisa de muito para ser auto sustentável. Sou muito feliz e realizado por ser músico, mas repetindo: É atuando de forma dinâmica e eficiênte nas várias frentes oferecidas por essa profissão, que se pode ser bem sucedido independentemente do "estrelato". Abração à todos. Caso queiram conhecer melhor meu trabalho sintam-se covidados à baixarem meu CD:
http://www.4shared.com/file/153763556/a8b959c7/Markel_Fusari_-_Colheita_dos_tempos.html

Loja Virtual disse...

Olá! Tudo bom? Já conhece nosso blogue?

http://palheteria.blogspot.com/

Dá uma moral pra gente, segue a gente no twitter!

Abraços!